Resenha: Fundação – Isaac Asimov

Fotor_14363268497277

Por Nilton Araújo


Isaac Asimov é um dos três grandes consolidadores da Ficção Científica na literatura moderna. Hoje ele é conhecido pelas “Três leis da robótica”, que foram incorporadas com plenitude em toda cultura pop, e apesar de Asimov ter uma vasta obra (463 livro em vida) e contribuir para o desenvolvimento de outros universos importantes, podemos dizer que suas preocupações com as formas de vida artificiais foram a grande medula de sua obra.

Uma árvore com seu tronco podre, até o instante exato em que a rajada de vento da tempestade parte ao meio, tem todo o aspecto de poder que sempre teve.

Interessei-me pela leitura desse clássico da Sci-Fi, primeiro porque eu gosto desse estilo e segundo por causa da resenha de Eu, Robô que já foi feita aqui no blog. A Fundação faz parte de uma trilogia juntamente com Fundação e Império e Segunda Fundação.  Iniciada em 1942 e concluída em 1953, esta obra é um exemplo do que se convencionou chamar Space Opera. Antes de fazer essa resenha fiquei na dúvida se fazia depois de ler a trilogia, mas pensando bem resolvi fazer depois de finalizar cada livro, pois o mesmo contém todos os elementos: cenários grandiosos, ação envolvente, diversos personagens atuando num amplo espectro de tempo e seus eventos passam durante anos e isso poderia atrapalhar.

A Fundação conta a história 12 mil anos no futuro onde o ser humano dominou toda a galáxia com um império intergaláctico que domina o universo à milênios, mas que por estar consolidado a tanto tempo, presume-se que duraria pra sempre, é ai que entra o personagem principal do livro: Hari Seldon, um matemático que criou a Psico-história, uma ciência que prevê o futuro da raça humana e ele previu que o império não duraria muito tempo e, se nada fosse feito seria necessário 30 mil anos pra se recuperar. Então o mesmo fala com o imperador e com ajuda deste ele é enviado para um planeta chamado Terminus e dá inicio à Fundação. A principal tarefa desta era fazer uma enciclopédia galáctica com todos os conhecimentos até então descobertos pelo homem. A história do livro se divide em 5 partes interligadas entre si e que tem como objetivo principal resolver os conflitos, por isso estou ansioso pelo segundo livro.

Titulo: Fundação
Autor: Isaac Asimov
Lançamento: 2009
Editora: Aleph
Páginas: 239

2 comentários sobre “Resenha: Fundação – Isaac Asimov

  1. Pingback: Resenha: Segunda Fundação – Isaac Asimov | garimpo literário

  2. Pingback: Resenha: Fundação e Império – Isaac Asimov | garimpo literário

Deixe um comentário