Caixa de Correio #15

2017-02-12-10-44-52Contos de Amor, de Loucura e de Morte – Horacio Quiroga

Há muito tempo que desejava esse livro. Quando, certo dia, uma leitora do Skoob sugeriu uma troca. Não pensei duas vezes.

Sinopse: Contos de amor, de loucura e de morte é traz ao leitor contos escolhidos por Horacio Quiroga, um dos maiores contistas latino-americanos, conhecido também por sua vida atribulada e trágica. O título indica de antemão os principais temas com que o leitor há de se deparar. A morte é central em todos os contos, seja na violência entre os homens (ou na loucura que os leva a cometerem atos irracionais), seja para demonstrar a potência e a crueldade da natureza. Muitas das narrativas são ambientadas no campo e na floresta, entre Misiones e o Chaco, em que o autor explora certa vida cotidiana dos trópicos, principalmente nas regiões fronteiriças, entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, sendo as linhas de fronteira mais do que espaços geográficos, uma vez que indicam a dificuldade em determinar limites psíquicos entre a loucura e a sanidade, entre o patológico e o normal. (Skoob)

2017-02-12-10-46-19Um Passeio no Jardim da Vingança – Daniel Nonohay

Livro recebido em contato com a assessoria de imprensa do autor. O título emblemático e a sinopse aguçaram minha curiosidade em lê-lo o quanto antes.

Sinopse: Seja bem-vindo ao nosso futuro! As grandes cidades convivem com a divisão entre as “zonas vigiadas” e suas periferias. O uso de drogas e medicamentos é disseminado, sendo controlado por laboratórios. Implantes cibernéticos são uma realidade, aumentando capacidades e aptidões, como a de memória, para aqueles que conseguem arcar com os custos. Religiões e grupos terroristas alimentam-se do descontentamento e das diferenças sociais. Venha acompanhar a história de Ramiro, um advogado que perdeu o prazer de viver. Depois de quase ser morto, tenta retomar a rotina profissional e dar sentido ao que restou da sua vida. Em litígio com os sócios do escritório, parte como caçador em busca de uma vingança que o acabará transformando em caça. Perseguido, doente e sem recursos, a sobrevivência de Ramiro dependerá da sua capacidade de improvisação, do seu conhecimento de sistemas de dados e das aptidões adquiridas com dois implantes cerebrais, que lhe permitem acesso à “rede” e aumentam a sua memória. Um Passeio no Jardim da Vingança é um suspense denso, com personagens marcantes e amorais, que dão à narrativa múltiplos pontos de vista e linhas cronológicas, e onde a ficção científica é um pano de fundo para uma história na qual o personagem principal é a natureza humana. (Skoob)

2017-02-12-10-46-26O Centésimo em Roma – Max Mallmann

Livro recebido em parceria com a editora Rocco. Já li, gostei muito e em breve terá resenha em nosso blog. Para quem gosta de histórias da Roma antiga, este livro é um prato cheio de conspirações, traições e assassinatos.

Sinopse: Humor, fina ironia e uma profusão de referências, que vão de Tácito a Shakespeare, passando por Machado de Assis, dão forma ao imperdível romance histórico O centésimo em Roma, do escritor e roteirista Max Mallmann. Com base em sólida pesquisa, Mallmann recria, de forma magistral, a Cidade Eterna entre os anos 68 e 70 d.C.: romanos nobres e plebeus, cristãos, judeus, gregos, etíopes, indonésios e germanos convivem em vielas e becos de uma Roma que cheira a “molho de peixe, suor e esgoto”, e que por isso mesmo é amada pelo atrapalhado centurião e protagonista da história, Desiderius Dolens. Dando vida a legionários, prostitutas, senadores e césares – a maioria com existência comprovada –, Mallmann apresenta ao leitor um caldeirão onde se misturavam corrupção, assassinatos, luxúria, vinho e muito sangue. (Skoob)

2017-02-12-10-45-43Tom Jones – Henry Fielding

Livro recebido em parceria com a editora Rocco. Um dos lançamentos do mês de Janeiro.

Sinopse: Considerado por muitos estudiosos o primeiro romance moderno, este clássico de Henry Fielding publicado na Inglaterra em 1749 foi traduzido e adaptado para os jovens brasileiros por ninguém menos que Clarice Lispector, e volta às prateleiras em nova edição pela Rocco Jovens Leitores completando a coleção Os Favoritos. Romance de formação, o livro acompanha as peripécias de um jovem bastardo pelas estradas da Inglaterra no século XVIII, apresentando uma galeria de personagens e situações que captam com vivacidade o espírito da época. Em sua adaptação das mais de 800 páginas da obra original, Clarice Lispector mantém o frescor, o tom picaresco e a ironia que fizeram de Tom Jones um marco da literatura ocidental. (Skoob)

2017-02-12-10-46-02Noites Brancas – Fiódor Dostoiévski

Livro curto, porém cativante. Como tudo que leva a assinatura do gênio Dostoiévski.

Sinopse: Durante uma das singulares “noites brancas” do verão de São Petersburgo, em que o sol praticamente não se põe, dois jovens se encontram numa ponte sobre o rio Nievá e dão início a uma história repleta de fantasia e lirismo. Publicado em 1848, na contracorrente de sua época, que privilegiava o Realismo, este livro é, na obra de Dostoiévski, aquele que mais se aproxima da escola romântica. Não apenas pelo tipo do Sonhador, figura central da novela, mas também pela atmosfera delicada e fantasmagórica, que envolve a trama, o cenário e os protagonistas. Aqui, a própria cidade de São Petersburgo — com seus palácios e pontes, seus espaços monumentais — revela-se como personagem. Não por acaso, Noites brancas atraiu a atenção de diretores de cinema como Luchino Visconti e Robert Bresson, que procuraram traduzir para a tela todo o encanto desta que se tornou uma das obras mais famosas de Dostoiévski — agora pela primeira vez no Brasil em tradução direta do russo. (Skoob)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s